sábado, 8 de outubro de 2011

SAMOS MONOTEÍSTA



DEFINIÇÃO:

1.O monoteísmo é a crença em um só Deus. Diferente do politeísmo que conceitua a natureza de vários deuses, como também diferencia-se do henoteísmo por ser este a crença preferencial em um deus reconhecido entre muitos.

A divindade, nas religiões monoteístas, é onipotente, onisciente e onipresente, não deixando de lado nenhum dos aspectos da vida terrena. A crença em um só Deus, que para além de ser considerado todo-poderoso é também um ícone moral para os adeptos de religiões monoteístas - exigindo dos fiéis observância de normas de conduta consideradas puras.

2 A Unicidade é a convicção de que Deus Supremo é Uno, Único, Ímpar e Eterno...
A Unicidade é a convicção de que Deus Supremo é Uno, Único, Ímpar e Eterno... e que Ele é o Criador deste Universo e ninguém se Lhe associa - isto é, não tem parceiro, nem outro igual, como não tem pai, nem mãe, nem esposa e nem filho - pois Ele é a procedência da criação, a razão das dores e a motivação dos princípios, como é à Ele se aplicam as magníficas qualidades e os atributos mais sublimes, porque Ele é o Sapientíssimo, o Prudentíssimo, o Poderosíssimo e o Imortal... Ele é o Misericordioso, o Eqüitativo, o Generosíssimo, o Influente, o Gigante e o Altíssimo!

Em Suas mãos está o bem e a tudo Ele pode... Ele é o Único e é o Supremo que cria e dispõe, faz viver e faz morrer e destina os mortos às moradas merecidas... e ninguém possui a capacidade de efetivar as Suas realizações ou se associar às Suas decisões - e não existe divindade além d'Ele - e a evidência disto, é o que nos rodeia em pistas e vestígios sobre a Sua Magnitude, e minuciosidade de Sua constituição universal. Aliás, tudo que existe no Universo, lembra Deus Supremo Glorificado!

Enfim, se o ser humano olhar para sí mesmo, já lhe bastaria crer na Unicidade de Deus! Relata-se no ou seja, Aquele que conheceu a sí mesmo, conheceu a Deus. Se passarmos a meditar sobre a imensidão do Universo, verificaríamos que tudo que há nele são os próprios vestígios de Deus, porque se tivésse outra divindade além de Deus Supremo, teríamos sem dúvida, outros rastros.

Deus revelou a divindade na criação.
Eis que esclarecemos a Unicidade de forma sumária:
- A fé na existência de Deus Supremo.
- A fé de que Deus é Uno, não lhe havendo parceiro e nem quem se assemelhe a Ele.
- A Ele se atribuem as melhores expressões e as mais altas qualificações, sendo Ele o Grandioso, Magnificente e Absoluto.
- Ninguém merece ser adorado além d'Ele, Glorificado seja!

A Bíblia ensina que o monoteísmo1 foi a concepção mais remota de Deus. O primeiro versículo do livro de Gênesis é monoteísta: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Todos o patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, apresentaram uma fé monoteísta. (Gn 12-50). Isto revela um Deus que criou o mundo e que, portanto, é diferente do mundo. Esses são os conceitos essenciais do teísmo ou monoteísmo.

Igualmente, bem antes de Moisés, José acreditou declaradamente em um monoteísmo moral. Sua recusa em cometer adultério é justificada pelo seu conhecimento de que seria um pecado contra Deus. Enquanto estava resistindo à tentação da esposa de Potifar, ele declarou: “Como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?” (Gn 39.9).

Jó, outro livro bíblico contextualizado em um período remoto da antiguidade, revela claramente uma visão monoteísta de Deus. Existem grandes evidências de que o livro de Jó desenvolveu-se em tempos patriarcais pré-mosaicos. O livro vislumbra um Deus todo-poderoso (Jó 5.17; 6.14; 8.3), um Deus pessoal (Jó 1.7-8) que criou o mundo (Jó 38.4) e é soberano sobre sua criação (Jó 42.1-2).

Um comentário:

  1. Paz,
    Graças a Deus no meio de tudo isto tenho achado irmãos (filhos do mesmo Pai e que tem o nome dEle). Obrigado pelos posts, e serão de muita valia quando eu montar um material maior.
    Minha visão futura é ter um congresso nacional Unicista.
    O problema que vejo hoje é que os filhos(unicistas que tem a herança porque tem o nome do Pai) estão bicudos enquanto os servos (trinitários se autodenominam servos) fazem a festa, como na reveladora parábola do filho pródigo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir